Com Jesus tudo fica muito melhor

Ache essas e outras imagens no site Mensagens & Imagens

29/04/2011

Educação Infantil



Plano de Curso para Educação Infantil



BREVE INTRODUÇÃO...


De acordo com minha experiência em Educação Infantil, estarei postando Planos de Curso para cada turma que vai do berçário (2 anos) até o pré (5 anos).


Devido à nova lei, a Educação Infantil passa abranger crianças de até 5 anos ok!

Algumas nomenclaturas foram adaptadas para essas turminhas, como:



Nome Antigo:

Berçário I (1 ano)

Berçário II (2 anos)

Maternal (3 anos)
Jardim (4 anos)

Pré (5 anos)

Classe de Alfabetização (6 anos)


Novo Nome:

De acordo com a idade dá-se o número romano, e todas as turmas passam se chamar INFANTIL, então fica assim...


INFANTIL I (1 ano)
INFANTIL II(2 anos)

INFANTIL III (3 anos)

INFANTIL IV (4 anos)

INFANTIL V (5 anos)


OBS.: Não existe mais a idade de 6 anos na Educação Infantil, que passou para o Ensino Fundamental com o nome de 1º ano do Ensino Fundamental I.


Ensino Fundamental I :

1º ANO (Antiga Classe de Alfabetização) - 6 anos de idade

2º ANO ( Antiga 1º série) - 7 anos

3º ANO ( Antiga 2º série) - 8 anos

4º ANO ( Antiga 3 série) - 9 anos

5º ANO (Antiga 4º série) - 10 anos


Ensino Fundamental II :

Segue na continuação do ensino fundamental I até 9º ano (Antiga 8º série) 14 anos, ok!

A lei agora passa tornar obrigatório o ensino de crianças com seis anos até os quatorze anos de idade, sob pena legal aos pais/responsáveis.

Explicação...


Primeiro gostaria de estar explicando o que é um plano de curso, como meu blog também é acessado por professoras em formação/recém formadas e até mesmo pais, vou dar uma prévia do que é esse termo.


Bem, Plano de Curso é uma espécie de pré-planejamento do que vai ser trabalhado durante o ano letivo ou o primeiro/segundo semestre letivo.


Nele são propostos conteúdos que serão desenvolvidos mensalmente, abrangendo os projetos pedagógicos, passeios, datas comemorativas a serem trabalhadas, festas, etc.


As atividades não entram no plano de curso, por ser algo muito variável de acordo com o desenvolvimento da turminha, para isso eu particularmente faço um portfólio com várias atividades legais para determinado conteúdo.


Existe também o Plano de Ação, onde antes do ano letivo iniciar faz-se uma reunião geral com professores, pedagoga, direção, dono da instituição(caso escola particular), etc. para determinar as datas prováveis de projetos e eventos escolares como festas e passeios realizados por toda escola.Também são estabelecidos nesse tipo de plano as lembrancinhas para as datas como Dia das mães, por exemplo.


A escola então é organizada mais ou menos dessa forma!


Agora aguardem a postagem dos Planos de Curso em breve...


Espero ter ajudado,

Lindsay.

20/04/2011

Tragédia em Realengo

De agredido à agressor...



Coleguinhas, hoje depois de um tempinho sem acessar o nosso cantinho, eu venho aqui levantar um tema que penso deve ser abordado dentro de nossas escolas, o bullyng , mas também re-alimentar o debate , já que fiz um projeto esboçado no "Dia da Amizade" neste mesmo blog.

Primenramente eu quero dizer que até hoje, eu me comovo muito com toda essa situação pois sou professora de crianças e sei como são frágeis e não sabem se defender, por isso abraço toda causa que defenda nossas crianças de qualquer tipo de agressão.Minhas condolências, às familias e próximos que sofrem com toda essa situação acometida em Realengo, quero dizer a vocês que minhas orações estão pausadas em Cristo lhes trazer o conforto e ajudá-los superar ou pelo menos suportar a dor de perda e trauma.

Mas também quero aqui apresentar não só minha indignação mas algumas tentativas de solucionar problemas como esse que acontece senão em todas as escolas, a MAIORIA.

Quero deixar registrado, que sou mãe de uma vítima de bullying, e falo com grande ardor que exitem três pilares culpados por essa infestação de falta de humanidade.

Não posso colocar aqui qual é que tem maior pêso mas começo pela SOCIEDADE que alimentada por um padrão ignorante de estética comercial, populariza um estereótipo físico e torna-o acima de qualquer outra qualidade comportamental. Assim, cria-se o conceito de que beleza física sobrepõe boa índole, por exemplo.Mas não entrarei com mais detalhes neste aspecto.

A ESCOLA aqui também tem sua soma de culpa nesta formação de cidadãos homogeinados pelo padrão que a sociedade impõe.Ao saber que existem casos de bullyng dentro das dependências da instituição educacional e se omite, esta contribui para má formação deste indivíduo e "despeja" na sociedade uma pessoa ápta a concluir tarefas (observe que preocupante esse termo), e ser enganjada ao mercado de trabalho pois é isso que a globalização ainda está interessada até os dias atuais apesar de se elaborarem discursos aplausíveis sobre as mudanças na educação.Fica aqui escrito que é verídicamente impossível um ato de bullyng acontecer numa escola em oculto sem que professores , funcionários ou mesmo algum pai/responsável não se perceba do que está acontecendo.Aqui vem a "negligência" de não se tomar medidas cabíveis por talves banalizarmos como "brincadeirinha de colegas" essa atitude. Pode ter acontecido em Realengo uma dessas brincadeirinhas e a escola não deu seu devido valor ao psicológico que isso afeta em pessoas por muitas vezes já problemáticas genéticamente, como o caso do rapaz.

Para não prolongar muito esse artigo, quero passar para o próximo pilar que também tem seu pesar, a FAMÌLIA. Esta, também se omite às agressões e não busca até mesmo por ignorância o caminho certo para resolução deste "cataclisma" social. O primeiro esninamente de valores vem da família e se essa não exerce sua função de educar, a sociedade se encarrega de ensinar o "consumismo" e não o "humanismo"...`Há uma grande desestrutura familiar e o equilíbrio emocional das pessoas está sendo formado seguindo o mesmo rumo desordenado.O que vimos nas escolas é como a criança tem sido "Malformada" emocional e psicológicamente devido esse novo padrão familiar onde ela não sabe nem a quem obedece por exemplo!

Eu venho através deste artigo propor a inserção de novos temas nas leis da nossa República e PCNs, que discutam aspectos mais atuais como esse. Além de se trabalhar a cultura afro também é realidade o bullying em nossa escolas!

Essas leis serão discutidas em um próximo artigo que irei estar tratando com vocês...





Lindsay Finamore.

19/04/2011.